A Brasital
- Ecoturismo na Brasital
- 13 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Conheça mais sobre a antiga fábrica têxtil do final do século XIX
A Brasital S/A foi uma importante fábrica brasileira do ramo têxtil, sendo a primeira indústria de tecidos do município de São Roque (interior do Estado de São Paulo), construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua (1951-1919). Com o nome de Enrico Dell’Acqua & Cia, a Brasital produzia tecidos a base de algodão, como o brim, tecidos adamascados, colchas e atoalhados. No seu período mais próspero chegou a empregar mais de 3.000 funcionários, números que representavam aproximadamente 80% da mão de obra disponível naquele momento na cidade. Em 1919, após várias mudanças em sua gestão, a antiga indústria passou a se chamar Brasital S/A - que corresponde à junção das palavras Brasil e Itália (SANTOS, 2010).

O fundador da fábrica, Enrico Dell’Acqua, nasceu na cidade de Abbiategrasso, província de Milão, na Itália. Em 1887, Dell’Acqua envia alguns de seus mostruários de tecidos de algodão fabricados na sua terra natal para a América Latina e devido à boa aceitação resolve abrir filiais na região, fundando fábricas em Buenos Aires, na Argentina e em São Roque e Salto, no Brasil, além da sede em Milão (CAZETTA et al, 2015).

Então em 1890 a indústria têxtil da cidade de São Roque começa suas operações. Mas após inúmeras dificuldades associadas ao surgimento de novas tecnologias, a Brasital S/A encerra suas atividades por volta da década de 1970 (SANTOS, 2010).
Após quase 20 anos de completo abandono de seus prédios por parte dos antigos proprietários, em 1987, o prefeito da cidade de São Roque, na época o sr. Mário Luiz, realizou a compra de parte de seus prédios e transformou o espaço em um centro educacional para a cidade e região. Atualmente, o espaço é conhecido como Centro Educacional, Cultural e Turístico (CECT) Brasital e é utilizado por diversos setores da prefeitura com fins culturais e educacionais, como oficinas artísticas e profissionalizantes, a biblioteca municipal (Professor Arthur Riedel) e Departamento de Educação e Cultura. Ainda conta com uma extensa área de mata, com 30.000 m2, localizada ao redor da antiga fábrica (PUGAS e SILVA, 2017).
Atualmente o CEC Brasital é utilizado por diferentes setores da prefeitura, como o Departamento de Educação e a Divisão de Cultura. Alguns de seus galpões, nos quais outrora eram ocupados com teares manuais, hoje abrigam salas de aula para cursos profissionalizantes e diversos eventos culturais, além de comportar a Biblioteca municipal (Professor Arthur Riedel), se tornando um dos patrimônios públicos mais importantes da cidade (SILVA e MARTINS, 2017).

Além disso, a localidade possui trechos de vegetação cortados por trilhas, sendo a mais conhecida o “Caminho das Águas”, que conta com 2.000 metros de caminhada no meio da mata, contemplando a natureza com várias pontes sobre o canal de água para melhor viabilizar o passeio.
Referências
CAZETTA, B. G.; CRUNFLI, B. M.; PERES, R. M. Turismo Ecológico e Cultural em São Roque: Uma Experiência de Ecoturismo no Centro Cultural Educacional e Cultural Brasital. São Roque, SP: IFSP, 2015.
PUGAS, D. G.; SILVA, M. D. V. Análise do perfil do visitante do Centro Educacional e Cultural Brasital. Trabalho de Conclusão de Curso. São Roque/SP: IFSP, 2017.
SANTOS, J. S. São Roque de outrora. Editado por Demétrio Vecchioli. São Roque/SP: Merlot Comunicação, 2010.
SILVA, R. S.; MARTINS, W. L. C. Relato de Experiência: preservação histórico-cultural e natural do Centro Educacional e Cultural Brasital. São Roque/SP. IFSP, 2017.
Enrico dell'Acqua nacque ad Abbiategrasso il 22 maggio1851 e morì a Milano il 13 luglio1910 al ritorno dal suo 50° viaggio nell'America del Sud. Sua madre era di Busto Arsizio, la mia città, come sua moglie Ida Bossi. Tutti i suoi 5 figli nacquero a Busto Arsizio, ma solo tre Anna Maria Teresa, Lucia Teresa e Anna Maria Giovanna raggiunsero la maggior età e sposarono esponenti delle migliori famiglie di Milano